domingo, 23 de dezembro de 2007

Ainda em relacao a Jumeirah Mosque

Para os mais distraidos, a foto da mesquita em branco nao e da verdadeira mesquita, mas sim um relogio despertador que comprei no Souk. Por apenas 12 dirhams (e porque e natal, caso contrario eram 10) comprei este lindo despertador cujo alarme e suposto ser o "chamamento" para as rezas. O som e relativamente mau, o que torna a experiencia de acordar ao som do despertador bastante traumatizante.

Mas a verdade e que o verdadeiro "chamamento" e bastante relaxante. Se fosse mesmo o verdadeiro ate me dispunha a acordar todos os dias com o "nao me lembro do nome do senhor que chama para as rezas, chamemos-lhe padre" a chamar o pessoal para rezar.

Bom, mas para vos dar uma ideia do que aprendi na visita a mesquita. Os cinco pilares do Islao, que ja era suposto saber mas ainda me custa dizer de cor: a caridade, o ramadao, a peregrinacao a meca e mais dois muito obvios que agora nao me lembro. Ah, Ala e o grande e unico criador (peace be upon him) e por fim o outro que eu nao me lembro mesmo.

Aprendi que eles rezam 4 vezes por dia e que devem lavar pernas, pes, maos bracos, e cara (incluindo atras das orelhas e a boca por dentro!) antes de rezar. E que se estiverem no deserto devem fazer o mesmo com a areia, excepto lavar a parte de dentro da boca. (as coisas que eles se lembram).

Aprendi tb porque e que ha mais homens a rezar nas mesquitas que as mulheres. Porque as mulheres podem rezar em qq lado que "conta" e os homens nao tanto. Isto porque as mulheres estao mais ocupadas que os homens com a lida da casa, as criancas etc.. Aprendi tb que quando se reza na mesquita nao se deixa espaco entre duas pessoas para nao deixar que o diabo "entrar". Ah e que aquelas coisas pretas que os homens usam a volta dos lencos (normalmente brabcos e vermelhos) serviam ha muito tempo para prender as patas dos camelos no deserto para eles nao fugirem.

Enfim, estes sao os pequenos pormenores que me lembro, mas se quiserem saber mais venham ca e aparecam na Jumeirah mosque as 10 de uma quinta ou domingo.

Apesar de ser bastante turistico foi interessante conhecer duas senhoras que se converteram ao Islao que nao pareciam de todo fundamentalistas e que quase me convenceram que e normal andarem todas tapadas (QUASE). Ah e fiquei tb a saber que a questao da cara TODA tapada nada tem a ver com a religiao, mas e meramente cultural, menos mau...)

Bom, tenho pena de nao ter aqui mais fotos, mas nao trouxe o cartao. Beijocas!

Nenhum comentário: